Tem momentos da nossa vida que olhamos para os lados e parece que nada parece certo ou bate uma angústia por não nos reconhecermos na nossa própria pele, quase como se outra pessoa tivesse escrito as páginas da nossa história. O que fazer quando chega o momento de tomar as rédeas da nossa vida, por onde começar esse resgate de nós mesmos?
Nesses momentos, é comum que a autoestima esteja abalada e podemos ficar dependentes do olhar e direcionamento do outro para conduzir o que deveria estar no nosso controle. Porém, por vezes as demandas do dia-a-dia são tão grandes que não nos sobra sequer energia para elaborarmos certas questões, então te convido a pensar com carinho sobre como a responsabilização pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a sua autoestima e te ajudar a ter mais controle sobre a sua vida.
A responsabilização envolve a conscientização das escolhas que fazemos em nossa vida. Ao reconhecermos que somos agentes ativos em nossas decisões, ganhamos um maior senso de controle sobre nosso destino.
Além disso, assumir a responsabilidade é uma forma de empoderamento pessoal. Ao reconhecermos nossa capacidade de tomar decisões e agir de maneira consciente, fortalecemos nossa autoimagem. Esse empoderamento contribui para uma sensação de competência e eficácia, fundamentais para o desenvolvimento da autoestima saudável.
A responsabilização também nos nos convida a aprender com nossas experiências, sejam elas positivas ou desafiadoras. Ao encararmos as consequências de nossas escolhas, ganhamos oportunidades valiosas de crescimento pessoal. Esse processo de aprendizado contínuo fortalece a autoconfiança e contribui para uma visão mais positiva de nós mesmos.
Além de estar profundamente ligada à autenticidade e integridade. Quando vivemos de acordo com nossos valores e assumimos a responsabilidade por nossas ações, criamos uma congruência entre quem somos e como vivemos. Esse alinhamento fortalece a autoestima, pois nos sentimos autênticos e íntegros em nossas escolhas.
Ao assumir a responsabilidade, reduzimos a dependência excessiva das opiniões e julgamentos externos. Isso nos liberta da busca constante por validação externa e nos permite ancorar nossa autoestima em uma base mais sólida e interna.
Ao concentrar-se nas escolhas e ações presentes, somos incentivados a liberar padrões autocríticos do passado, promovendo uma abordagem mais positiva em relação a nós mesmos no momento presente. Acolher a nossa história e nos responsabilizar sobre aquilo que queremos mudar é um ótimo começo para uma vida mais autônoma.
Com carinho,
Beatriz.